SNOOKER INGLÊS

SNOOKER INGLÊS

O Snooker Inglês é jogado por dois jogadores ou duplas, numa mesa com um pano de baeta de dimensões variáveis. É jogado com 22 bolas sendo elas: 15 vermelhas, 1 amarela, 1 verde, 1 castanha, 1 azul, 1 rosa, 1 preta e 1 branca, sendo a bola branca a única passível de ser tacada (em mesas menores, o número de bolas vermelhas pode ser reduzido). O objetivo é fazer mais pontos do que o adversário, colocando o máximo de bolas nos buracos, segundo uma determinada ordem: primeiro deve colocar-se uma bola vermelha e de seguida uma das outras bolas, apelidadas de bolas de “cor”. Vamos lá?

PONTUAÇÃO DAS BOLAS:

1- Bola vermelha, 1 ponto
2- Bola amarela, 2 pontos
3- Bola verde, 3 pontos
4- Bola castanha, 4 pontos
5- Bola azul, 5 pontos
6- Bola rosa, 6 pontos
7- Bola preta, 7 pontos

REGRAS GERAIS:

1- Ao colocar as bolas recebe-se a pontuação respectiva. Após colocada uma bola de cor (que não vermelha), ela volta a entrar na mesa enquanto ainda houver bolas vermelhas, repetindo-se o mesmo ciclo.

2- O local de colocação é predeterminado e marcado na mesa para cada uma das diversas cores. Se o local de colocação estiver ocupado, a bola deve ser colocada no local de colocação de outra bola de maior valor que esteja livre. Se todas estiverem ocupadas, deve ser colocada o mais próximo possível do seu local original.

3- Quando já não houver vermelhas em cima da mesa deve-se colocar as bolas de cor em ordem de pontuação crescente, ou seja, da amarela para a preta.

4- O jogador que não consiga colocar nenhuma bola numa jogada, ou que cometa alguma falta, perde a vez e ainda sofre a penalização de ver somados quatro pontos à pontuação do adversário.

5- No final, o jogador que obtiver mais pontos é o vencedor. Uma partida entre dois jogadores é composta por vários jogos segundo o esquema de pontuação acima referido.

6- O árbitro do jogo que é responsável por declarar a existência de faltas e vigiar o decurso da partida, assegurando o cumprimento das regras.

FALTAS:

1- Falha em atingir qualquer outra bola (ou seja, a bola branca não toca em nenhuma outra antes de parar).

2- Atingir em primeiro lugar uma bola não válida (por exemplo, apontar à azul e tocar em primeiro lugar numa vermelha).

3- Colocar (embolsar) uma bola não válida.

4- Embolsar a bola branca.

5- Tocar numa bola não branca com o taco.

6- Fazer com que uma bola saia da mesa.

7- Tocar na bola branca (cue ball) com algo que não seja a ponta do taco.

8- Fazer uma tacada sem ter pelo menos um dos pés em contacto com o chão.

PONTUAÇÃO:

1- A pontuação máxima que se pode obter combinando as quinze bolas vermelhas com a bola preta, e embolsando depois as seis bolas de cor é de 147 pontos (15 * 8 + 27). No entanto, em certas circunstâncias muito raras, pode-se superar esta pontuação, quando se beneficia de uma falta cometida pelo adversário na vez anterior e se faz uma sequência superior a 143 pontos.

2- Um break é uma série de colocações consecutivas de bolas nos buracos da mesa feitas pelo mesmo jogador sem perder a vez. É atribuída a soma dos valores das bolas colocadas nessa sequência. O jogador deve colocar uma bola vermelha (ou mais que uma), que vale um ponto, seguindo-se uma das outras seis cores com pontuações entre 2 e 7 pontos, seguindo-se uma vermelha, depois uma de cor, e assim sucessivamente. De cada vez que uma bola entra, o jogador continua na sua vez, mas se falhar a tacada ou cometer uma falta, o break é interrompido. O break não é sinônimo da pontuação final do jogador, apenas do número de pontos conseguidos em sequência sem perder a vez.

3- Breaks superiores a 100 pontos são chamados century. Obter um “century” é uma ocasião especial para qualquer jogador, e o público recebe as tacadas muito pontuadas com fortes aplausos.

DICA BÔNUS:

SNOOKER SURVIVAL: Nome dado a um modo de jogo de snooker, ou bilhar, ou sinuca, no qual podem jogar até 7 jogadores em uma única mesa.

O snooker survival conta com:

1- Mesa própria.

2- Todas as bolas do jogo (numeradas de 1 a 15).

3- 15 pedaços de papéis aos quais deverão receber cada um, um número diferente de 1 a 15.

4- Os jogadores devem pegar os papéis de forma com que todos tenham o mesmo número de papéis, os que sobrarem devem ficar de fora sem que ninguém saiba quais números constavam nestes.

OBJETIVO:

Cada jogador saberá apenas do número em que ele pegou e deverá cuidar para que as bolas com estes números não sejam embolsadas pelos outros jogadores, além de derrubar a bola dos seus adversários. Quem for perdendo suas bolas abandona o jogo, até que reste apenas 1 jogador, o vencedor.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale Conosco pelo WhatsApp