SINUCA REGRAS BRASILEIRAS

SINUCA REGRAS BRASILEIRAS

O termo sinuca é um abrasileiramento do termo inglês “snooker”, as regras em vigor no Brasil são ligeiramente diferentes das do pool praticado no resto do mundo: a bola branca é utilizada para impulsionar as outras até alguma das seis caçapas da mesa. Denomina-se bola da vez a bola colorida de menor pontuação presente na mesa, ou seja, deve-se encaçapá-las em sequência numérica crescente. Ela é livre, isto é, o jogador não perde pontos caso erre quando tenta encaçapar (matar) essa bola. Se for encaçapada uma bola que não é a da vez, ela retorna à mesa na sua posição anterior. Vamos lá?

REGRAS DO JOGO:

1- No começo da partida, o jogador deverá posicionar a bola no semi-círculo desenhado ao lado esquerdo da mesa, a meia-lua.

2- O objetivo inicial, é atingir a bola vermelha, mas sem encaçapá-la. Isto, apenas na primeira jogada. Neste, caso outra bola seja tocada o jogo recomeça. O mesmo jogador tem direito de tentar esta jogada por três vezes. Se ainda assim não conseguir, será punido perdendo sete pontos, e terá que passar a vez ao seu adversário.

3- A segunda tacada, pode ser iniciada com a bola da vez, esta sem risco de penalidade, ou em qualquer uma das bolas, mas desta forma, se o jogador errar, poderá ser punido com sete pontos. Caso acerte, no entanto, ganhará os pontos da bola e também terá direito a mais uma tacada. A partir desta nova jogada, a bola objetivada deverá ser obrigatoriamente a bola da vez. Se ainda assim não conseguir, será punido perdendo sete pontos, e terá que passar a vez ao seu adversário.

4- A segunda tacada, pode ser iniciada com a bola da vez, esta sem risco de penalidade, ou em qualquer uma das bolas, mas desta forma, se o jogador errar, poderá ser punido com sete pontos. Caso acerte, no entanto, ganhará os pontos da bola e também terá direito a mais uma tacada. A partir desta nova jogada, a bola objetivada deverá ser obrigatoriamente a bola da vez.

5- Quando o jogador consegue encaçapar a bola da vez, além dos ganhos citados anteriormente, ele ganha uma bola bônus, ou seja, ele pode tentar encaçapar qualquer bola, sem ser na ordem do jogo e não será penalizado, caso a bola tentada não seja encaçapada, exceto quando ocorre outra falta que não seja o não encaçapamento desta. Caso esta bola bônus seja encaçapada, o jogador ganhará os pontos referentes a ela, e mais uma tacada, neste caso, valendo a penalidade para as bolas que não sejam da vez.

6- O jogo deve correr normalmente, então, seguindo a bola da vez, e repetindo as regras citadas anteriormente.

PONTUAÇÃO:

1- Vermelha – 1 ponto;

2- Amarela – 2 pontos;

3- Verde – 3 pontos;

4- Marrom – 4 pontos;

5- Azul – 5 pontos;

6- Rosa – 6 pontos;

7- Preta – 7 pontos.

8- Penalidades – 7 pontos

Super fácil não é mesmo? O segredo é sempre praticar! Ótimo jogo a todos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale Conosco pelo WhatsApp